Ficção | 392 Páginas | Editora Galera Record | 2013 | Classificação: 4/5.
Sinopse: Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, um jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.
Nesse livro iremos conhecer Celaena, quando está sendo levada da prisão - onde era escrava há cerca de um ano - pelo capitão da Guarda Real Chaol. Até então ela acha que será executada por ter feito uma rebelião na prisão há um tempo atrás. Mas quando chega na presença do Príncipe Dorian, descobre que na verdade estão lhe oferecendo um acordo para ser livre. O Rei de Adarlan está organizando uma competição, onde cada membro da Corte Real irá ser representado por um criminoso perigoso em uma competição, ao todo são 22 homens e uma única mulher: Celaena. O ganhador trabalhará como Assassino do Rei durante 4 anos e após isso terá sua liberdade legalmente. No meio de assassinos, ladrões e guerreiros, a perigosa jovem de 18 anos não irá revelar sua identidade de cara afim de ganhar vantagem contra os outros competidores. Nessa jornada, ela irá enfrentar muito mais que uma competição. Fará amigos, se apaixonará, descobrirá mais acerca de si mesma, verá que o Rei pode ser muito mais cruel e seu filho - o Princípe Herdeiro - mais doce do que imaginava, relembrará momentos do passado que ainda são cicatrizes abertas e tentará descobrir quem está assassinando misteriosamente - e cruelmente - alguns participantes da competição, o que só a trará mais perguntar de como esse assassino misterioso ainda consegue usar magia em um mundo que o Rei a anulou completamente.

Ainda assim, a imagem assombrou seus sonhos a noite toda: a linda garota que olhava as estrelas e as estrelas que a olhavam de volta.” 

A autora constrói e desenvolve a história da Assassina de forma que te deixa curioso e não dará descanso até você chegar na última página do livro - ou além disso. Não é nenhuma surpresa se depará com uma escrita fluída da Sarah J. Maas, nem como ela nos entrega histórias complexas e bem exploradas com maestria. Os personagens são extremamente bem pensados, o que ajuda muito na montagem da história, nos entregando um conteúdo de alta qualidade.

A forma que ela mostra Calaena, uma jovem assassina mas que também tem sentimentos intensos. Que curte aproveitar as pequenas coisas, de forma sensível e intensa - como o sol, ou a ideia de liberdade, de fazer coisas simples e bobas quando quiser. Isso torna a protagonista bem mais realista, sem contar que por ser uma mulher já dá a história uma singularidade particular, não é em todo livro que vemos uma protagonista forte e badass!

“Um coração corajoso é muito raro. Deixe que ele a guie.” 

As cenas de ação não são muitas, mas há muito suspense envolvido na história. Isso nos permite colocar a cabeça para pensar - muito - e criar várias teorias. Mesmo que eu tenha descoberto muitíssimos spoilers antes de ler a série, muita coisa ainda me surpreendeu. Apesar desse primeiro livro ser mais uma introdução de Celaena no reino, em uma posição influente, na história e em todo o contexto de acontecimentos.

“Que o campeão do rei seja alguém que entende o sofrimento dos inocentes.” 

O livro é realmente muito bom, bem escrito, construído, montado e pensado. O que me decepcionou um pouco na história é a forma como a autora deixou Celaena frágil e perdida demais. Ok, Celaena estava começando a ficar um pouco enferrujada por estar presa - mas por algum motivo ela era a melhor e mais poderosa Assassina do país, ou do mundo. Achei legal até o ponto que deixou a protagonista mais realista, como disse, mas talvez a autora tenha passado um pouquinho do limite. Quis muito ver essa sanguinária poderosa e temida, e na hora que eu mais esperei encontrá-la foi quando ela não é exibida. 

“Bibliotecas estavam cheias de ideias. Talvez as mais perigosas e poderosas armas.” 

Esse foi um ponto que me fez dar apenas 4 estrelas, mas isso não me impediu de querer muito continuar a série! Vale ressaltar que esse foi o primeiro livro escrito pela autora, quando tinha apenas 16 anos. Com certeza em 10 anos - o tempo que levou para ser oficialmente publicado - houve muitas alterações e melhorias, mas não deixa de ser uma primeira experiência. Que alias, deu muito certo! A Sarah com certeza nasceu para ser escritora! Ela tem uma criatividade magnífica, e como a coloca em palavras é ainda mais impressionante. Vale muito a pena dar uma oportunidade para esse livro (e série)!

“Tinha pulado do penhasco. Só restava torcer pela rede de segurança.” 

Ler ficção/fantasia tem me surpreendido muito. Eu tenho saído da minha zona de conforto e descoberto um gênero muito interessante. Às vezes, talvez pela falta de costume, fico um pouco cansada da leitura, mas espero que isso melhore com um tempo. Fora alguns detalhes pequenos e quase irrelevantes, adorei a leitura! Estou encantada com todo essa construção significativa de universo, deuses, crenças, canções, países, cultura, lendas etc. Muito bacana conhecer algo irreal, mas que ao mesmo tempo é tão realista. Uma leitura que te prende, cativa e te faz viajar de olhos abertos.

Espero que vocês tenham gostado, pois temos a continuação do Especial da série Corte de Espinhos e Rosas, na próxima segunda-feira, e na quinta pretendo liberar a resenha do volume 2 de Trono de Vidro (Coroa da Meia-Noite)! Será que estou apaixonada pelos livros da autora Sarah J. Maas? haha

Vocês já conheciam esse livro? Ficaram curiosos para ler? Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Você pode comprá-lo aqui: Amazon | Saraiva | Submarino.


2 Comentários

  1. Uma pena que existiu esse fator para tirar uma estrelinha.
    Mas mesmo assim eu quero ler esse livro, sem dúvidas.

    Tenha uma ótima semana.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, com certeza você vai amar. Vale a pena, é uma história incrível, com certeza! <3 Ótima semana pra você também, muitíssimo obrigada. Beijos.

      Excluir