Já faz um tempo que os avanços da tecnologia explodiram no mundo literário, mas ainda tem muita gente (tipo eu) tentando se adaptar às mudanças e tudo o que elas trazem. Hoje vim contar um pouco da minha experiência com um e-reader, algumas comparações, vantagens e desvantagens. Separei alguns pontos para avaliar, então sem mais delongas vamos começar! Ah, e é super importante ressaltar que não estou sendo patrocinada de nenhuma maneira para compartilhar minha opinião com vocês, então podem confiar que estou sendo completamente sincera.

Tela:
O paperwhite vem com iluminação embutida e uma tela fosca, reproduzindo uma imagem super parecida com um livro físico. A luz é voltada para a própria tela, e não para o seu rosto, o que facilita muito na leitura e não incomoda. Uma das maiores diferenças entre o paperwhite e o modelo anterior a esse é a iluminação, que o primeiro não tem. É antirreflexo, sensível ao toque e tem 300ppi de resolução. Em relação a um livro físico é bem tranquilo, a incrível semelhança com a leitura do físico ajuda bastante na adaptação.

Pegada:
Suas dimenções são 169x117x9.1mm, considerando um livro físico que é em média 22,9x15,7x2,3cm. É super leve e você pode comprar as capas que a Amazon disponibiliza, e em várias outras lojinhas. Bem confortável de segurar, e super prático para levar dentro da bolsa, ou em viagens, sem ter o peso que os livros físicos proporcionam. Pesa em média 205g o que tem Wi-Fi, e o Wi-Fi + 3G 217g. 

Praticidade:
- Como eu falei em relação a transportar livros, é comum, óbvio e esperado que os livros físicos pesem. Principalmente em viagens que você quer levar mil livros haha. No caso do Kindle, em todos os quatro modelos, eles suportam vários ebooks. A Amazon garante milhares!
- Sem contar na bateria que dura semanas, e algo que acho bem legal é a entrada do carregador que é compatível com a maioria dos cabos USB que vem nos celulares. Então é mais fácil pedir uma help caso ele descarregue e você esteja sem o carregador. Mas pra falar a verdade o Kindle nunca me deixou na mão, e eu e meu esposo usamos o nosso relativamente muito.
- Outra coisa bem legal é que você pode marcar páginas e citações, basta selecionar (como se estivesse grifando) algo que você quer guardar e adicionar em notas. Caso queira destacar a folha toda, e não apenas um trecho, há a opção de destacar  toda a página.
- E se você selecionar uma palavra, ele mostra qual é o significado dela. Como se fosse um dicionário. Ah! E é possível ler os livros offline, basta você baixá-los quando tiver internet e prontinho! 

Visual e fontes:
O Kindle funciona todo em preto e branco, nos oferece em média oito opções de fontes, tamanhos, negrito, espaçamento etc. Então você pode personalizar e adaptar até que a leitura se torna o mais confortável possível para você. Ele também mostra o tempo de leitura e progresso, calculando em média quanto tempo você ainda ficará no capítulo, relembrando, de forma inteligente, em quanto tempo em média você ler cada página. E o progresso em porcentagem, por exemplo, quantos porcento do livro você já leu.

Loja virtual:
Isso é uma das partes mais bacanas! A Amazon constantemente nos oferece diversos ebooks por 1,99 , 3,99 e até de graça! As promoções são inúmeras, e se você não tem um Kindle ainda pode estar aproveitando através do aplicativo Kindle. Mas garanto que um e-reader vai fazer diferença na sua vida. Você pode deixar seus dados de pagamento salvos na Amazon e comprar com apenas um clique, o que é bem prático e seguro. Então acho que uma das maiores vantagens do e-reader é o preço dos ebooks, que na maioria das vezes são baratinhos.

Formato:
O formato de livro que ele lê melhor é o mobi, o PDF nele fica um pouco bagunçado e fora de ordem, mas se você tiver paciência dá pra ler. Tem alguns programas que convertem para o formato mobi, mas sempre desloca espaçamentos, e muda um pouco a formatação. Então lembre-se: primeira opção para Kindle é sempre o formato mobi, o que não chega a ser uma grande desvantagem, mas uma certa "limitação".


Essas foram algumas vantagens e (poucas) desvantagens do Kindle Paperwhite. Ele é, na minha opinião, o modelo que oferece um maior custo benefício. Sendo o segundo, entre quatro modelos da Amazon. Eu ainda tenho uma certa dificuldade de me adaptar, não por que ele não é bom, mas porque eu ainda prefiro sentir o cheirinho de livro, folhear as páginas, senti-las, ver meu progresso de leitura pelo volume de páginas etc. Talvez um preconceito tecnológico literário? Talvez. Mas já li ebooks pelo Kindle e foi uma experiência realmente muito boa, e nesse ano espero ler muitos ebooks! 
Clicando aqui você pode conhecer um pouquinho mais sobre ele e os outros modelos, rolando a página mais para baixo você encontra a comparação entre os quatro, inclusive os preços. Você pode comprá-lo diretamente com a Amazon também.
E aí, o que acharam? Gostam de ler pelo e-reader? Ou, assim como eu, ainda estão se acostumando? Deixa sua opinião nos comentários! 


2 Comentários

  1. Quero muito comprar um Kindle PaperWhite, vai facilitar a minha vida e minhas leituras, o problema é ter a grana para comprar né?
    Esperando (talvez eternamente) uma promoçãozinha haha
    Adorei o post, me deu ainda mais vontade de comprar XD

    Beijão
    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica de olho no site sempre, porque a Amazon sempre coloca os Kindles com R$100,00 de desconto. AmazonDay, Dia das mães, Dia dos namorados... Com certeza vem promoção por aí! Boa sorte.

      Excluir