Romance | 301 Páginas | Editora Intrínseca | 2016 | Classificação: 3/5.

Sinopse: Liza nunca conseguiu fugir do passado. Mas nas praias paradisíacas da encantadora comunidade de Silver Bay ela ao menos encontrou a liberdade e a segurança que procurava se não para ela, para sua filha pequena, Hannah, até que Mike Dormer se hospeda no hotel que Liza administra com a tia. Um perfeito cavalheiro inglês, com roupas elegantes e olhar sério, Mike pode significar o fim de tudo que Liza trabalhou arduamente para proteger: não apenas o negócio da família e o lugar que tanto gosta, mas principalmente a convicção de que ela nunca amaria nem seria digna de amor outra vez. 
   Vemos a história dos habitantes da pequena Sylver Bay, das belezas naturais que há nela, e de como tudo isso mudou Mike Dormer, um ambicioso executivo do setor de investimento imobiliário londrino. Conhecemos também a moradora e administradora do hotel Baía da Esperança há em média cinquenta anos, Kathleen, uma senhora de setenta e seis anos que recebeu sua sobrinha Liza McCullen com a filha Hannah, para morar com ela no hotel. Trazendo uma bagagem cheia de mágoas, dores e cicatrizes do passado, Liza se reergueu com a ajuda da tia, filha, e de sua ligação quase mágica com as baleias e golfinhos que ama observar. Até que um dia sua paz e tranquilidade se vê abalada por Mike, que pretende erguer um grande hotel de luxo próximo ao Baía da Esperança. Isso trará grandes consequências, como por exemplo as baleias e golfinhos poderão sumir com a chegada de excesso de turistas, esportes aquáticos e barulhos de construção, e abalará o hotel de Kathleen que já não vai tão bem assim. Mas o que nem o próprio Mike contava era se envolver tanto com o local e pessoas de Sylver Bay a ponto de mudar de ideia e perceber que a construção de seu empreendimento realmente trará muitos problemas para o meio-ambiente e moradores locais - em especial para o pequeno, simples e único hotel da região e seus habitantes -, mas será que quando ele perceber isso ainda dará tempo de reparar seus erros cometidos até então? Erros que predominantemente afetaram Liza, que desde que fugira de Londres bloqueava todos que tentava se aproximar e acreditava que nunca mais amaria ninguém novamente, pois temia colocar a vida de sua filha em risco e reviver traumas que aconteceram num passado não muito distante. 

"Observe o mar por tempo suficiente, seus humores e suas exaltações, suas belezas e seus terrores, e você terá todas as histórias de que precisa, de amor e perigo e daquilo que a vida nos traz em suas redes. E do fato de que às vezes não somos nós que estamos no leme, e não podemos fazer mais do que confiar em que tudo vai dar certo."

   Não tenho nada a reclamar da história, que é muito criativa e bem construída, o que para mim foi um problema é a forma como ela foi abordada. Cada capítulo é narrado por um personagem, e isso prejudicou muito meu desenvolvimento na leitura, quando eu ia pegando o ritmo o narrador mudava. Pode-se ver isso como um ponto positivo pois entende-se as situações de diversos pontos de vista, mas pra mim realmente não funcionou. Outro ponto negativo é a falta de descrição dos personagens, claro que tinha uma característica aqui e ali, mas muito pouco e  apenas de três personagens principais. E a falta de diálogo, principalmente entre Liza e Mike, também me incomodou bastante, até porquê de repente eles estão apaixonados sem que houvesse uma aproximação profunda e explicita antes disso.

"Quem pode saber o que se encontra por trás das escolhas do coração humano?"

   Fora esses pontos que considerei negativos, achei a história fofa, o final particularmente me agradou, os personagens foram bem construídos, um cenário super bem criado (que vontade de passar férias em Sylver Bay), e a capa dessa edição é incrível! Avaliei como 3/5, pois não tive vontade de ler outras história da autora, e devido aos pontos negativos fortes, a história não fluiu bem. 
Você já conhecia esse livro? Ficaram curiosos para ler? Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.
Você pode comprá-lo aqui: Amazon | Saraiva | Submarino.


Deixe um comentário